pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Água: faça sua parte na economia desse recurso


 
 

O clima do verão é propício para se esbanjar muita água. É melhor tomar cuidado. De toda a água do planeta, 97,5% estão nos mares e oceanos. Mais 2,49% (água doce) são encontrados em geleiras e aqüíferos. Apenas 0,007% (água doce) pode ser encontrado em rios, lagos e na atmosfera (para consumo humano).

O problema é que devido ao mau uso e ao aumento da demanda desse recurso natural, especialistas alertam para o perigo do fim da água limpa no planeta. Durante muito tempo, a água foi considerada um recurso infinito. A partir de 1950, seu consumo em todo o mundo triplicou. Hoje, o assunto requer atenção especial.

Em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas sofrem com a falta de água. Segundo o site Universidade da Água, essa é a situação em 11 países da África e nove do Oriente Médio. O estado é crítico também no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos. O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Mas 70 % da água disponível para uso estão localizados na região Amazônica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a 93% da população.

Com o intuito de conscientizar sobre a importância da proteção e gerenciamento da água doce, uma resolução das Nações Unidas declarou, em 1993, o 22 de março como o Dia Mundial das Águas. O Dia Nacional da Água foi instituído no Brasil em 2003.

Além das instituições, cada pessoa pode fazer sua parte, aproveitando para economizar dentro de casa. São medidas simples, que apontarão diferença nas contas do final mês e um benefício para a humanidade ao longo dos anos. Veja a seguir algumas medidas que, segundo companhias de saneamento, auxiliam na economia de água:

No banheiro – Para escovar os dentes, molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova e depois enxaguar a boca. No banho, feche a torneira enquanto se ensaboa. Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros (casa). Feche o registro enquanto se ensaboa e diminua o tempo para cinco minutos. O consumo cai para 45 litros.
Lavar louça – Coloque pratos e panelas já limpos (sem restos de comida) na cuba da pia com água e ensaboe, com a torneira fechada. Depois enxágüe com água corrente. Instale torneiras com telinhas na saída da água para controlar a vazão.
Lavar roupa – Deixe para usar a lavadora quando tiver roupa suficiente para a capacidade total da máquina. No tanque, também deixe acumular roupa. Coloque água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, é só enxaguar.
Lavar quintal ou a calçada – Use a água em que lavou a roupa; tem até sabão.
Vazamentos – Fique atenta a torneiras pingando, canos furados ou vaso sanitário vazando (jogue cinza no fundo da privada. Se ela se mover ou sumir, há vazamento).
Regar jardins e plantas - Use um regador ao invés da mangueira (se usar mangueira, prefira uma com esguicho tipo revólver).
Lavar carro - Substitua a mangueira por balde e pano para retirar a sujeira.

Fontes:
www.uniagua.org.br
www.planetaorganico.com.br

  Leia também:
O ano que se inicia
A tradição na ceia de natal
Plante uma árvore
Moda: peças básicas para compor um guarda-roupa
Recebendo hóspedes em casa
Carnaval: escolha um roteiro ecológico
Como planejar os gastos
Ano Novo: o que dizem os astros, as cartas, os números...
Natal: dicas de presentes baratos e criativos
Viagens: a correria do final do ano