pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Plante uma árvore



 
 

Nada mais agradável do que aproveitar a sombra de uma árvore em um dia de sol quente. Ou provar frutas da estação no próprio pé. Mas a importância das árvores no planeta vai muito além de refrescar o ambiente, embelezar cidades e oferecer frutos. Elas protegem os rios e o solo, proporcionam qualidade de vida, ajudam a diminuir a poluição e a manter a umidade no ar – o que tem sido difícil nos últimos meses, com o tempo extremamente seco. E tem mais: das árvores tira-se a matéria-prima para uma série de itens que estão no cotidiano do ser humano.

Portanto, o que está em pauta é a conscientização da importância e a contribuição de cada um para a preservação das árvores. A manutenção da vida na Terra depende disso. O 21 de setembro marca no calendário o Dia da Árvore. Assim como a escassez da água em várias partes do mundo vem chamando a atenção das pessoas como um alerta, a preservação das matas também é uma preocupação.

Com os desmatamentos, a natureza fica em desequilíbrio. O problema é parcialmente revertido com as florestas plantadas pelo homem. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Você também pode plantar uma árvore. Escolha a espécie adequada para o seu jardim ou quintal, de acordo com a finalidade, tempo de crescimento e longevidade desejados.

Como plantar uma árvore:

  • Escolha um local adequado, não muito próximo a muros e construções, nem debaixo de fios da rede elétrica. Deve haver espaço para a copa se desenvolver.
  • Faça um buraco no solo de um tamanho que acomode bem o torrão de terra que envolve as mudas (cerca de 60 cm de boca e 60 de profundidade). Prepare a adubação da terra. Misture duas partes de terra (tirada do buraco) a uma de composto orgânico. Coloque parte da mistura no buraco.
  • Tire a embalagem que envolve a muda antes de plantar, com cuidado, para não quebrar o torrão em torno das raízes. Plante na vertical. Coloque o restante da terra adubada e pressione firme com as mãos. Regue. Coloque uma proteção em volta da árvore para evitar que seja quebrada por acidente.
  • Depois de plantada, a árvore requer outros cuidados para crescer saudável. Regue a cada dois dias (de manhã ou no final da tarde). Sem chuva, regue até duas vezes ao dia. Depois de um mês, molhe uma vez por semana. Você pode cobrir o solo próximo à árvore com folhas secas - ajuda a manter a umidade.
  • Peça dicas adicionais de adubação a profissionais especializados. Esses compostos podem ajudar a árvore a crescer melhor

 Fontes: IBGE e www.aipa.org.br

  Leia também:
O ano que se inicia
A tradição na ceia de natal
Organize-se para o final do ano
Moda: peças básicas para compor um guarda-roupa
Água: faça a sua parte na economia desse recurso
Recebendo hóspedes em casa
Carnaval: escolha um roteiro ecológico
Como planejar os gastos
Ano Novo: o que dizem os astros, as cartas, os números...
Natal: dicas de presentes baratos e criativos
Viagens: a correria do final do ano

. espaço mulher .