pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Carnaval: escolha um roteiro ecológico

 
 

O Carnaval está próximo e, mesmo para quem ainda não programou nada para o feriado e não quer ficar em casa, ainda dá tempo de pensar em alguma coisa. Nem todo mundo curte a folia. Uns preferem viajar para longe dos redutos carnavalescos. Buscar novas aventuras, descobrir lugares exóticos... As praias são os destinos mais procurados nessa época. Nem é preciso dizer que Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda são foco dos que querem aliar Carnaval e curtição na praia. Mas outros lugares podem ser igualmente interessantes para quem quer outro tipo de diversão. Uma boa opção é o ecoturismo. Fazer caminhadas por trilhas, passear de barco num rio, mergulhar, escalar montanhas, descobrir uma caverna, andar a cavalo, tomar banho de cachoeira... O Brasil oferece inúmeras possibilidades. Pode haver uma próxima a você e sua família. Confira:

Chapada dos Guimarães (MT): Cachoeiras, piscinas naturais, grutas e cânions são os grandes atrativos desse destino. Visite o Caminho das Águas - uma seqüência de cachoeiras do Rio Sete de Setembro que nasce dentro do Parque Nacional; a caverna Aroe Jari, com várias cachoeiras em seu interior; a Lagoa Azul, piscina natural de cinco metros de profundidade, e a cachoeira do Véu de Noiva, com 86 metros de queda livre.
Bonito (MS): Vá até a Serra da Bodoquena para conhecer as cachoeiras, rios e grutas de Bonito, um lugar propício para caminhadas, mergulhos, passeios em barcos. Conheça o Aquário Natural e a Gruta da Lagoa Azul, um lago de água azulada, com cerca de 90 metros de profundidade. Esse refúgio oferece atividades especiais para crianças, esportistas e para o turista que quer contemplar as belezas naturais.
Chapada dos Veadeiros (GO): Localizado ao norte do cerrado goiano, sobre uma placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul atrai variadas correntes místicas por causa da energia da região. Também abriga cânions, trilhas, piscinas naturais, morros de pedra e cachoeiras, fauna e flora riquíssimas, e possibilita a prática de cavalgada e rapel, entre outros esportes.
Monte Roraima (RR): Apresenta serras e florestas densas, para quem gosta de muita caminhada! Fica no extremo norte do Brasil (fronteira entre Brasil, Venezuela e República Cooperativista da Guiana). É uma formação geológica que tem o topo aplainado, formando um planalto de 17 x 6 km e paredões verticais com 500 metros de altura. Destaque para a cultura indígena de 116 etnias.
Vale dos Dinossauros (PB): Você pode encontrar as pegadas de tiranossauros, carnossauros e iguanodontes. São marcas deixadas por animais pré-históricos de 130 milhões de anos na Bacia do Rio do Peixe. É no sertão da Paraíba que fica o município de Sousa e um dos mais importantes sítios paleológicos do mundo, com muitos morros e blocos de granito.

OBS: Nessas viagens, recomenda-se sempre levar alguns itens básicos, como moletons, bonés, roupas de banho, tênis e botas, roupas leves, mochila, lanterna, protetor solar, repelente, cantil, canivete e kit de primeiros socorros.

Alguns sites que disponibilizam mais informações e pacotes de ecoturismo:
www.turismo.gov.br
www.ecoturismo.org.br
www.ambientebrasil.com.br
www.ecoviagens.com.br
www.cianacional.com.br
www.ecoturismobrasil.com.br

  Leia também:
O ano que se inicia
A tradição na ceia de natal
Organize-se para o final do ano
Plante uma árvore
Moda: peças básicas para compor um guarda-roupa
Água: faça a sua parte na economia desse recurso
Recebendo hóspedes em casa
Como planejar os gastos
Ano Novo: o que dizem os astros, as cartas, os números...
Natal: dicas de presentes baratos e criativos
Viagens: a correria do final do ano

. espaço mulher .