pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Casa: não deixe faltar na cozinha


 
 

Você é daquelas pessoas que adora invadir a cozinha a qualquer hora e preparar um delicioso prato com o que tem na geladeira e nos armários? Se é, certamente sabe que alguns ingredientes e utensílios são fundamentais na despensa. Mas tem gente que não sabe nem por onde começar, e passa o maior apuro quando se vê diante da necessidade de preparar algo de última hora. O Espaço Mulher reuniu dicas que podem ajudar, valorizando um prato simples. Assim, por mais que tenha apenas uma massa ou uma salada para servir, pode apostar no sabor especial que os toques darão a elas.

Alguns utensílios de cozinha são básicos: tenha sempre uma frigideira grande e rasa (para carnes, molhos) e uma funda (para frituras, se for o caso); facas afiadas (no mínimo uma); colheres e garfos de madeira e de material plástico (que não grudam); assadeiras de alumínio e refratários; pelo menos uma panela grande; escorredor de macarrão; ralador (de legumes e queijos), tigelas plásticas grandes, panela de pressão (dependendo do prato, ela vai acelerar e muito o processo!); toalha de papel; saca-rolhas (um que seja bom!); uma tábua de carnes grande. Já temos bastante coisa para começar. Claro que se você tiver utensílios como grill, processador de alimentos, panela própria para cozinhar legumes e massa e outros do gênero, sua vida será mais facilitada.

Agora, as compras. Não é sempre que você tem tempo de ir ao supermercado para atualizar a despensa? Quando for, lembre-se de adquirir alguns itens que sempre farão parte da sua lista. Temperos. Diversos aromas, sabores... ervas e condimentos, como manjericão (maravilhoso), manjerona, sálvia, salsinha, coentro, cebolinha, orégano, estragão, tomilho, alecrim, hortelã, segurelha, noz moscada, cominho, páprica doce e picante, kümell (semente de sabor picante e aromática), zimbro (frutinho escuro de sabor picante), açafrão, gengibre em pó. E as pimentas: do reino, branca, síria, da jamaica, chili, calabresa... Não esqueça o alho e a cebola. Esses não podem faltar.

Calma, não precisa comprar tudo de uma vez. Aliás, é bom experimentar aos poucos, aprendendo a usar e a combiná-los em cada prato. Não tenha medo de experimentar. Os temperos são deliciosos e dão um toque mais que especial.

Outro ingrediente que não pode faltar é um bom azeite de olivas extra-virgem. Pra cozinhar, pras saladas. Algumas bebidas também são importantes na cozinha, como o conhaque (para flambar, usar em molhos) ou vinhos (em especial o branco).

O que você pode fazer com tudo isso? Tanta coisa... perfumar uma sopa do dia-a-dia, incrementar o molho de uma massa, dar um sabor diferente ao feijão, fazer marinados, assados, cozidos, saladas , doces... Depende da sua inspiração. Boa sorte.

 

Leia também:
Relicários para o natal
Técnica em mosaico
Pátina em móveis

Conservas e produtos aromatizados
Faça você mesma: festas juninas
Mude o visual de sua sala
Bacalhau: cardápio da Semana Santa
Velas marmorizadas
Ovos de Páscoa
Ceia de final de ano: como organizar
Carnaval: matinês com os filhos

. espaço mulher .