pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Ceia de final de ano: como organizar



 
 

As ceias de Natal e Ano Novo requerem uma arrumação especial da casa, da mesa e, claro, um cardápio à altura. Você receberá parentes, amigos e, certamente, vai querer agradar. Escolha o lugar mais adequado para concentrar as pessoas, que seja espaçoso e confortável. Decida se vai contratar um serviço especializado ou ficar responsável por tudo. Não esqueça que pode dividir o preparo dos pratos com os convidados mais íntimos. Dependendo do número de pessoas, opte pelos serviços à francesa (jantar formal, para poucos, à mesa) ou americano (informal, para grande número de convidados, espalhados pelo espaço).

Para arrumar a mesa principal, escolha uma toalha que combine com os demais elementos. São inúmeras as possibilidades de decoração: velas e castiçais, enfeites (guirlandas, fitas, bolas de vidro), pinhas e frutas, arranjos de flores. Mas cuidado com a combinação. Use o bom senso. Não hesite ao escolher as melhores louças, talheres, copos e taças. Além de ser uma mesa apetitosa, é legal que seja elegante também. Você pode optar pela decoração mais tradicional ou inovar, experimentando um toque mais moderno, com pratos e copos coloridos.

O que servir:
Geralmente, os cardápios das ceias de final de ano são tradicionais; muitas famílias têm suas “receitas secretas”. Entretanto, não custa nada variar na escolha ou no modo de preparo. Aliar os assados a pratos mais leves, como saladas, frutas frescas e outros pratos frios. Pode-se ainda fazer deliciosos pratos com frutos do mar, bacalhau... Carnes leves são uma boa pedida para as ceias. Tem cardápio para qualquer tipo de ceia: tradicional, vegetariano, light, brasileiro, tropical, econômico e requintado...

Bebidas: Natal e Ano Novo sempre pedem um bom vinho e champagne gelado. Mas antes verifique o perfil dos convidados: muitos não dispensam a cervejinha. Há ainda os que preferem bebidas sem álcool. Providencie sucos, refrigerantes e, se quiser, outras opções alcoólicas. No serviço americano, disponha as taças e copos próximos às bebidas.

Seja qual for sua escolha, cuidado com a digestão. Comidas leves, nada de misturas extravagantes com bebidas. Não estrague o dia seguinte, afinal, nessas datas, a festança tem jornada dupla. E muita gente gosta de comemorar o Natal no almoço do dia 25.

A internet é uma ótima opção para quem está sem idéias do que servir as ceias. Visite alguns endereços:

www.terra.com.br/natal/

www2.uol.com.br/gula

  Leia também:
Relicários para o natal
Técnica em mosaico
Pátina em móveis
Conservas e produtos aromatizados
Faça você mesma: festas juninas
Casa: não deixe faltar na cozinha
Mude o visual de sua sala
Bacalhau: cardápio da Semana Santa
Velas marmorizadas
Ovos de Páscoa
Carnaval: matinês com os filhos

. espaço mulher .