página inicial
nossos produtos
espaço mulher
espaço criança
cartão virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o açúcar
fale conosco
nossa empresa
 

Férias e descanso: cuidado para não cair na rotina

 
 

Já pensou em tirar férias para realmente descansar? A resposta imediata pode ser: “Claro, sempre faço isso!” Será mesmo? “Sim, aqui em casa a gente viaja, passa 15 dias fora da cidade, leva as crianças, a babá... e para aproveitar bastante, elaboramos um roteiro para poder aproveitar tudo”. Cuidado. Você pode estar caminhando para um outro tipo de estresse. Nas férias, não se preocupe demais com a agenda, programando mil e uma atividades e voltando para casa mais cansada do que saiu.

As férias de julho, além da pausa nas aulas dos filhos, também podem ser uma oportunidade para sair da rotina por uns dias e relaxar de verdade. Por isso, esqueça compromissos, horários rígidos, excesso de atividades.

Vai sair com os filhos? Tente ajeitar tudo de forma que não se estresse ainda mais. Combine algumas coisas, divida tarefas, mas nada em excesso, como horário certo para acordar, dormir, fazer as refeições, brincar, tomar banho. Não é fácil, sabe-se. Mas pode-se dar um jeito.

Para começar, tente deixar os problemas de casa e do trabalho pra trás, pelo menos nesse período. Esqueça os compromissos e as cobranças. Cuidado também com os afazeres de casa! Nada de ficar na cozinha ou na faxina o dia todo. Se for o caso, divida as tarefas com os demais. Se você é daquelas pessoas que têm enorme dificuldade para relaxar mesmo nas férias, atente-se para mais algumas dicas:

• Esqueça o relógio e o celular. Dê um tempo, você não tem compromissos a cumprir.

• Durma mais, passeie, curta o dia sem fazer nada. Pratique o ócio sem culpa.

• Não tenha pressa ao conversar, ao cozinhar, ao passear, ao andar pela rua. Faça as coisas com prazer.

• Gosta de ler? Vá em frente. Mas sem a obrigação de ler as notícias do dia.

• Faça caminhadas, sem pressa, fique um pouco sozinha.

• Não consegue se ver longe da academia? Seja “radical”. Troque os aparelhos de ginástica pelas trilhas, montanhas, cavernas, rios (não esqueça os instrutores!)

• Olhe para o mar, ande pela montanha, deite na grama, passeie a cavalo... entre em contato com a natureza.

• Brinque com seus filhos – e sem eles também: ande de bicicleta, nade, dance. Faça coisas que relembrem sensações boas e prazerosas.

• Antes de voltar à sua rotina de trabalho, lembre de se preparar para ela. Descanse mais um pouco em casa, nunca é demais.

 

Leia também:
Educação: a importância da música na formação das crianças

Quando os filhos deixam de ser crianças

O papel do homem na educação dos filhos

Vida a dois: o namoro no casamento
Tarefa: educar os filhos
Mães e filhos: atenção em dobro
Relação com os filhos: os perigos da internet
Volta às aulas: adaptação para mães e filhos
Filhos em férias: o que fazer com eles em casa?

. espaço mulher .