pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Organize-se para o final do ano





 
 

O período do final do ano é uma correria. Festas, visitas, compras, crianças em férias, viagens. Tudo isso junto, num curto espaço de tempo. Amigo secreto da empresa, preparativos para o Natal e Ano Novo, presentes da família e aquela viagem - sonhada o ano inteiro. Mas sempre é a mesma história. Por causa da correria, os planos são deixados para a última hora. Para não se atrapalhar, é bom começar a organizar tudo com antecedência. Ainda mais quando você recebe a notícia de que, antes da sua viagem, vai receber familiares em casa para passar as festas de fim de ano!

A viagem: Nesse caso, programe-se. Se você vai viajar e ainda não definiu o destino, corra. Ainda há tempo, mas a antecedência pode garantir uma boa escolha a preços mais em conta. Se a opção for um pacote de viagem, trate de reservá-lo (os destinos mais procurados já estão com pacotes esgotados ou restam apenas os mais caros). Vai de carro? Programe também a revisão do veículo. Lembre-se que no final do ano as oficinas mecânicas são concorridas. E vá para a estrada com tempo, sem pressa. Se for de ônibus ou avião, reserve logo as passagens.

Não deixe para fazer as malas em cima da hora. Faça uma lista de acordo com o lugar escolhido para a viagem, compre o que for necessário e reserve. Deixe praticamente tudo arrumado – ainda mais se você vai viajar logo depois das festas. Programada a viagem, volte-se aos preparativos para receber seus convidados.

Os preparativos: Aproveite para curtir esse momento, evitando estressar-se com detalhes. Por isso a antecedência é ideal. Já sabe quem serão os convidados? Faça uma lista para poder preparar o cardápio e a estrutura da casa. Veja se os utensílios (pratos, copos, talheres, toalhas) são suficientes para receber o número de convidados. Caso contrário, providencie (pode alugar em casas especializadas).

Programe o cardápio e prepare a lista de compras dias antes – não deixe para ir ao supermercado em cima da hora. É dor de cabeça na certa. Deixe para a véspera apenas verduras, frutas e o que mais for perecível. As bebidas ficaram por sua conta? Verifique o que vai servir, também de acordo com seus convidados: champanhe, vinho, cerveja, uísque, refrigerantes, sucos, água mineral. Se não tem experiência com marcas e quantidades, peça ajuda. Bebida de qualidade ruim ou em falta pode ser desagradável.

A festa: Na semana, antecipe o preparo do que for possível do cardápio (doces, bolos, pastas). Deixe copos, louças e talheres prontos para o uso, assim como toalhas e guardanapos. As visitas chegaram? Acomode-os e deixe-os à vontade – assim você também estará tranqüila para continuar seus preparativos. Faça o que tem que fazer, peça ajuda se preciso. Há homens que gostam de tomar a frente na cozinha. Preparam os assados ou um prato especial. Também cuidam das bebidas e dos aperitivos.

As receitas complicadas requerem tempo. Portanto, se for a responsável pela comida, vá cedo para a cozinha, para sobrar algumas horas para você mais tarde. Com o ambiente decorado e preparado para a ceia, é hora de receber os familiares e amigos.

Se a maratona festiva inclui o dia seguinte, renove o fôlego e repita a dose. Ou encomende um almoço especial e poupe seus esforços. Afinal, sua viagem acontecerá nos dias seguintes. E aquela bagunça toda da festa? Certamente você já deixou alguém responsável para ajudá-la. Feche as malas e boa viagem.

 

  Leia também:
O ano que se inicia
A tradição na ceia de natal
Plante uma árvore
Moda: peças básicas para compor um guarda-roupa
Água: faça a sua parte na economia desse recurso
Recebendo hóspedes em casa
Carnaval: escolha um roteiro ecológico
Como planejar os gastos
Ano Novo: o que dizem os astros, as cartas, os números...
Natal: dicas de presentes baratos e criativos
Viagens: a correria do final do ano

. espaço mulher .