pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Faça você mesma: festas juninas


 
 

O mês de junho chega e com ele o clima mais frio e as festas juninas! Quem já não se contagiou pelo clima festeiro do São João (comemorado no dia 24)? No Brasil inteiro, festejam-se também Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (29). Os festejos têm características diferentes em algumas regiões. Mas em toda a parte a alegria é contagiante. A tradição inclui as fogueiras, as quadrilhas, o forró, as comidas e bebidas típicas.

As pessoas costumam ir a quermesses ou participar dos festejos nas ruas. Mas uma opção é organizar a própria festa junina. Uma brincadeira diferente para adultos ou uma diversão para a criançada. Pode até ser o tema de uma festa de aniversário.

O caráter de “festa caipira” abre espaço para a criatividade. Pode começar pelo figurino. No convite, solicite trajes juninos – basta mandar fazer ou improvisar, já que é muito fácil (vestido colorido para as meninas; calça, camisa xadrez e bota para os meninos). Na recepção, você pode distribuir chapéus de palha e fitas coloridas para os cabelos. Também pode deixar uma pessoa responsável pela maquiagem. Se tiver tempo, pode até ensaiar uma quadrilha. Um sanfoneiro e um bom cantador de quadrilha vão animar o arraial.

A festa será no quintal? Ótimo. Prepare uma fogueira de acordo com o espaço disponível. Tome os devidos cuidados para evitar incidentes. Pendure bandeirinhas coloridas e pequenos balões de papel por todo o ambiente. Pode ainda colocar um mastro central com fitas coloridas. Mas se a sua festa for em apartamento, sem problemas. Não dá para instalar um “pau de sebo” no meio da sala, mas o clima junino pode ser providenciado. Deixe o espaço livre. Tire tapetes e objetos de decoração da reta da criançada. Decore o ambiente da mesma forma. Faça uma bela mesa de comidas típicas e pronto.

Comida, aliás, é a principal parte da festa. Como o mês de junho é a época da colheita de milho, grande parte dos doces, bolos e salgados juninos é feita com ele. Pamonha, cural, canjica, cuscuz e pipoca. Mas pode acrescentar uma infinidade de guloseimas que se tornaram típicas nessa época. Pé-de-moleque, arroz doce, pinhão, batata doce, cachorro quente. Tudo muito fácil de fazer. Prepare embalagens próprias: saquinhos coloridos, arranjos de papel celofane e fitas, bandejas enfeitadas, potinhos com tampa. Para fechar, prepare quentão e vinho quente. Sirva chocolate quente para as crianças!

 

Leia também:
Relicários para o natal
Técnica em mosaico
Pátina em móveis
Conservas e produtos aromatizados

Casa: não deixe faltar na cozinha
Mude o visual de sua sala
Bacalhau: cardápio da Semana Santa
Velas marmorizadas
Ovos de Páscoa
Ceia de final de ano: como organizar
Carnaval: matinês com os filhos

. espaço mulher .