pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Cuidados com as mãos


 
 

Mãos tocam, acariciam. Nada melhor que serem macias e bem cuidadas. O problema é que nem sempre nos atentamos para isso. Em épocas de clima seco e frio é que mais as pessoas notam como as mãos requerem cuidados. Com a perda da oleosidade, a pele costuma ficar mais ressecada e sem brilho. As áreas mais atingidas geralmente são as mais expostas ao vento, frio e sol: rosto, mãos e braços.

O dorso das mãos, em especial, tem a pele fina e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que a torna sensível à desidratação. As mãos também têm mais contato com a água do que o resto do corpo. O ideal, portanto, é nunca descuidar da hidratação.

A primeira recomendação para manter a pele hidratada é beber muita água, o dia todo. Se você mora em uma região de clima seco, tenha atenção redobrada. A poluição também resseca e apressa o envelhecimento da pele.
 
Não esqueça que em casa, nas tarefas diárias, as mãos estão sempre expostas na hora de lavar louças ou limpar a casa. O uso freqüente de produtos de limpeza (detergentes, solventes) contribui para o ressecamento da pele, deixando as mãos ásperas.

Para tentar contornar esses problemas e conseguir um toque suave das mãos, há algumas soluções práticas. Use sabonete neutro e filtro solar. Apele para os cremes. O mercado tem opções que não acabam mais. Mas não saia comprando qualquer coisa que vê pela frente. Peça ajuda a um especialista. Hidrate a pele durante o dia e também à noite, antes de dormir.

Aprenda a usar luvas – elas oferecem proteção para colocar as mãos em contato com substâncias químicas nas tarefas domésticas. Use luvas de látex para mexer com água: lavar louça ou limpar a cozinha, o banheiro. Para serviços domésticos em geral ou de jardinagem, prefira as de algodão. Para o frio? Algo confortável, como lã ou pelica. Tem também quem usa luvas para dirigir. As de couro evitam os calos.

Uma mão bem cuidada merece unhas bem tratadas. Mas esse é um assunto que requer um tratamento à parte. Na próxima oportunidade.

Dica: No inverno, o corpo pede um banho quente e demorado. Cuidado. A água quente tira a oleosidade natural da pele, desidrata. Portanto, banhos rápidos e mornos. Depois, seque a pele com delicadeza. Em seguida, aplique hidratante.

* Em caso de dúvidas, procure um dermatologista. Ele indicará o tratamento necessário.

 

Leia também:
Trabalhar em casa
O ano que se inicia
Superstições e simpatias no Ano Novo

Maquiagem básica
Comportamento: Elas e a Copa do Mundo
Trabalho e casa: quando chega a hora da segunda jornada
Cabelos em dia
Cuide da pele e dos cabelos
Cuidado com a pele no verão

. espaço mulher .