pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Técnica de mosaico


 
 

Não é preciso ser um grande artista para criar objetos que revelam a sua criatividade, além de embelezar a casa, o ambiente de trabalho ou de lazer. Uma técnica simples - que, entretanto, demanda tempo, trabalho e paciência - é a de mosaico. Há obras fantásticas em mosaico criadas por grandes nomes da arte desde a Antiguidade. Mas aprender no passo a passo como fazer trabalhos modestos é um bom começo.

O mosaico (da palavra grega mosaicon) significa paciência (porque requer atenção), digna das deusas (por se tratar de um trabalho de rara beleza, feito de materiais que duram séculos e, por isso, tem um sentido de eternidade).

A idéia é juntar e colar cacos de cores diferentes para formar imagens com motivos geométricos, formas abstratas, desenhos, letras ou reproduções. Depende da habilidade individual. Os mosaicos podem ser feitos de azulejos, pastilhas de vidro, cerâmica, porcelana, pedras e cacos de louças, até mesmo papel, tecido e plástico. Há muitos cursos e dicas na internet sobre as possibilidades.

Mosaicos podem compor uma infinidade de objetos: porta-retratos, caixas de costura, porta-jóias, molduras de espelhos, luminárias, bandejas, cantoneiras. Pode ainda ornamentar pisos e paredes. A sugestão do comerciante Miguel Alexandre, que cria peças em mosaico como hobby, é um tampo de mesinha de centro, com base de material reciclado: um carretel grande de madeira (desses de fiação). Você pode optar por outra base para sua mesa, como uma estrutura metálica pronta. Adquira o material necessário em lojas de materiais artísticos ou de materiais de construção e mãos à obra.

Material necessário:
Base de madeira (carretel ou tampo)
Pastilhas de vidro (ou porcelana, azulejo, cerâmica)
Cola branca
Rejunte de azulejo
Lixa para madeira
Pincel pequeno
Tinta látex
Verniz de concreto
(se usar azulejo, arrume também um alicate torquês)

Passo a passo:
Preparação: Lixar o objeto e deixar uma superfície lisa, limpa e uniforme para melhor aderência da cola branca. Depois faça ou copie o desenho/motivo escolhido em papel vegetal ou em uma folha comum e passe com papel carbono ou à mão livre mesmo para o tampão ou o objeto no qual será feito o mosaico.
Montagem: Comece a montar, espalhando a cola branca e colando as peças uma a uma, de olho nos detalhes do desenho (deixe um pequeno espaço entre as pastilhas para o rejunte). Depois de alguns minutos de secagem, a peça está montada.
Rejunte: Misture o rejunte com água até formar uma pasta. Depois, passe a massa nos vãos da peça com uma espátula - com cuidado. Após a secagem, você limpa a peça com um pano molhado ou uma esponja macia. Dê o acabamento onde faltou o rejunte.
Finalização: Pinte com a tinta látex as laterais e cantos que o mosaico não atingiu. Espere secar novamente e aplique o verniz para a impermeabilização. Pronto. Você tem uma peça de mosaico.

 

Leia também:
Relicários para o natal
Pátina em móveis

Conservas e produtos aromatizados
Faça você mesma: festas juninas
Mude o visual de sua sala
Bacalhau: cardápio da Semana Santa
Velas marmorizadas
Ovos de Páscoa
Ceia de final de ano: como organizar
Carnaval: matinês com os filhos

. espaço mulher .