pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Pátina em móveis


 
 

Aquele móvel especial, do qual você nunca quis se desfazer, está velho demais, manchado, com a pintura ruim ou simplesmente com um visual desgastado? Não é sempre que se encontram móveis em conta e de boa qualidade. Se você quer reformar e dar cara nova ao seu, pode experimentar fazer uma pátina. É uma técnica da pintura decorativa (que sobrepõe tintas e cria efeitos) usada para proteger e recuperar peças ou produzir uma aparência envelhecida em objetos da decoração.

Não é preciso ser especialista. Mas, para aprender, nada melhor que iniciar com um efeito simples e básico na madeira. Se mesmo assim você tiver dúvidas, a internet oferece inúmeras opções de sites que explicam outras formas de se fazer pátina. Com o tempo, você poderá se aperfeiçoar e aprender novos efeitos, usar outras tintas e trabalhar superfícies como ferro, velas ou gesso. 
Prepare-se para começar a reforma. Forre com jornal o espaço em que vai trabalhar o móvel – escolha de preferência um local arejado.

Material necessário:

- tinta látex branca e de outra cor escolhida (uma lata de cada)
- massa corrida
- aguarrás
- lixas para madeira (nº 60 e 180)
- rolos de pintura
- espátula
- verniz incolor
- palha de aço (nº 1 ou 2)

Passo a passo:

  • Lixe e nivele a madeira a ser trabalhada, removendo o verniz com uma lixa grossa (60). Você também pode passar pano com aguarrás para tirar cera, lustra-móveis, gordura, graxa ou outro produto que tenha sido aplicado no móvel. Se a madeira já foi pintada, antes de lixar você deve retirar as “partes soltas”. Mesmo que a pintura esteja em bom estado, a madeira deve ser lixada até tirar o brilho.
  • Tire o pó com um pano. Se ainda tiver sinais de verniz, lixe mais. Deixe a superfície bem limpa.
  • Se a peça estiver deteriorada, com imperfeições ou buracos, passe uma camada de massa corrida utilizando a espátula e espere secar (cerca de quatro horas). Passe a lixa mais fina (180), nivele a superfície e tire a poeira.
  • Com um rolo, aplique a tinta látex branca, fazendo movimentos sempre de cima para baixo. Espere secar. Passe mais uma camada dessa base e deixe secar.
  • Aplique a primeira camada da outra cor escolhida (não esqueça de lavar o rolo ou usar um novo). Com a tinta ainda fresca, passe a palha de aço, uma só vez, no mesmo sentido, retirando o excesso. Vão surgir pequenos riscos da cor branca. Tenha firmeza nas mãos. Espere secar enquanto trabalha em outra parte do móvel. Quando estiver tudo pronto e seco, passe duas camadas de verniz. Deixe secar bem antes de manusear. Pronto. Você tem um móvel com novo visual.

(Se preferir pincel ao rolo, repita o procedimento e, na hora de remover o excesso de tinta, use um pincel especial para pátina - cerdas largas e irregulares).

 

 

Leia também:
Relicários para o natal
Técnica em mosaico
Conservas e produtos aromatizados
Faça você mesma: festas juninas
Mude o visual de sua sala
Bacalhau: cardápio da Semana Santa
Velas marmorizadas
Ovos de Páscoa
Ceia de final de ano: como organizar
Carnaval: matinês com os filhos

. espaço mulher .