pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Cuidados com os pés



 

 

Cuidar dos pés não é apenas uma questão de estética. É também assunto de saúde. Não se trata apenas de manter uma boa aparência. Como qualquer outra parte do corpo, os pés requerem cuidados, principalmente quando surgem problemas como micose, calos, frieiras ou unhas encravadas. Para esses casos, existem os podólogos – profissionais que cuidam de patologias dos pés.

Você pode evitar problemas se tomar precauções, como recomendam especialistas. Fazer as unhas é algo corriqueiro, entretanto, dermatologistas alertam para o perigo de contrair doenças infecto-contagiosas. É fundamental utilizar material esterilizado. Para evitar micoses, limpe os pés com loções específicas, depois de secá-los bem após o banho – o que também evita frieiras e rachaduras atrás dos dedos.

Na hora de cortar as unhas, use um alicate ou uma lixa, para apará-las no formato reto; não corte os cantos para não encravar. Podólogos não recomendam remover a cutícula, pois elas servem de proteção. No máximo, empurre-a com uma espátula. Tire o excesso de pele com uma escovinha. Sapatos fechados são outra causa de problemas. Pés úmidos e fungos são alguns. Os apertados ou de bico fino podem render unhas encravadas, calos, joanetes. Evite! Use sapatos confortáveis.

No verão, os pés expostos ao vento, poluição e ao sol podem ficar ressecados. Use hidratantes próprios para os pés. E filtro solar! Algumas sandálias podem provocar calos e rachaduras, principalmente no calcanhar. Para não ganhar um olho de peixe, evite sapatos sem meias e cuidado com águas paradas ao lado das piscinas.

Outro vilão “persegue” algumas pessoas: o famoso mau cheiro, conhecido como chulé. Use sabonete e talco anti-séptico (não passe nos pés e sim no calçado). Troque de meias todo dia e prefira as de algodão. Não use o mesmo sapato dias seguidos e guarde-os em local arejado. Um escalda-pés pode ajudar nesse problema, além de ser relaxante.

Mais dicas:

- Evite pisar descalça em locais por onde circulam cachorros e gatos
- Não fique descalça em banheiros públicos
- Lixe as calosidades uma vez por semana, levemente, depois do banho. Você também pode usar esfoliantes
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana 
- Massageie os pés com óleos ou cremes apropriados
- Procure andar descalça sempre que possível

- Caso você note algum problema nos pés, procure um podólogo

 

 

Mais textos:
Em dia com o coração
Como evitar riscos com brinquedos
Consciência energética e qualidade de vida
Cromoterapia: energia das cores
Combate ao câncer
Menopausa
Como lidar com a TPM
Saúde Bucal
Cuidados com o ar seco e poluição

. espaço mulher .