pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Trabalhar em casa



 

 

Já imaginou trocar o local de trabalho e montar seu escritório em casa, fazer seu próprio horário, sem chefe, cartão-ponto, correria na hora do almoço e sem ter que enfrentar a loucura do trânsito? Por outro lado, você pode lembrar da falta de salário fixo no final do mês ou do emprego em carteira, do plano que saúde da empresa, das férias, do 13º salário. Nos últimos anos, a opção pelo bem-estar, a melhora na qualidade de vida, a proximidade com a família e os horários flexíveis parece prevalecer.

Cresce no País o percentual de pessoas que resolve trabalhar de forma autônoma, dentro de casa, sobretudo nas grandes cidades. O que leva à busca pela autonomia profissional? Falta de opção no mercado, desemprego, questões de saúde, comodidade? Certamente a evolução tecnológica tem peso nessa tendência. Tudo ficou mais fácil e viável com as formas de comunicação do mundo moderno. A economia com despesas com aluguel, mobiliário e infra-estrutura também pode ser reverter em vantagem para o profissional autônomo. Sem contar a possibilidade de montar sua própria agenda.

O mercado possibilita ao profissional trabalhar em casa como empregado de uma empresa, prestador de serviços ou dono do próprio negócio. A nova modalidade é o Home Office – escritório em casa. E tem mais: o chamado “teletrabalho” também já é uma alternativa das empresas às necessidades de otimização do tempo e diminuição de despesas. O site da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) traz inúmeras informações e dicas nessa área.

Trabalhar em casa apresenta suas vantagens e desvantagens. Portanto, planeje e analise os prós e contras para concluir se você realmente se encaixa neste perfil. É necessário tomar algumas medidas para não interferir no seu desempenho profissional, no relacionamento com a família ou no atendimento ao seu cliente. Podem vir pela frente dificuldades em gerir seu tempo e espaço. Tudo requer uma boa dose de disciplina, senso de responsabilidade, planejamento e organização.

Fique atenta:

- Estabeleça uma rotina e tenha compromisso com horários. Lembre-se que o controle não é do seu tempo, mas do resultado do trabalho a ser apresentado. Cuidado com a armadilha dos horários flexíveis. Defina hora para início e término das atividades.
- Tenha disciplina. Evite parar de trabalhar para ver televisão, assaltar a geladeira com freqüência ou qualquer coisa que possa se tornar um hábito de fuga do trabalho.
- Trabalhar em casa permite algumas facilidades, como acordar um pouco mais tarde ou estar perto dos filhos. Mas nunca esqueça de tirar o pijama!
- Separe a vida profissional da vida familiar e social. Tenha um espaço físico exclusivo para seu escritório. Deixe claro para filhos e marido qual é seu espaço de trabalho e a importância de não ser interrompida para resolver pequenos problemas domésticos. Jamais deixe seu material de trabalho espalhado pela casa.
- Tenha uma estrutura adequada para atender às suas necessidades: mesa, computador, copiadora, internet, celular e o que mais precisar.
- Não perca o contato com o mundo. Saia, vá ao mercado, tenha uma vida social, não deixe de visitar clientes. Fuja do confinamento. E lembre: mantenha-se atualizada.

 

Mais textos:
O ano que se inicia
Superstições e simpatias no Ano Novo
Maquiagem básica
Cuidados com as mãos
Comportamento: Elas e a Copa do Mundo
Trabalho e casa: quando chega a hora da segunda jornada
Cabelos em dia
Cuide da pele e dos cabelos

Cuidado com a pele no verão

. espaço mulher .